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Perguntas Frequentes

1) Quem pode se associar ao FASENG?

Podem se associar ao FASENG, como titulares, pessoas físicas com registro ativo e regularizado no CREA (de qualquer unidade da federação), assim como sócios, diretores, funcionários das Empresas que possuam registro ativo e regularizado no CREA. Podem também ser inscritos os respectivos dependentes legais.

2) O que significa um plano de saúde de autogestão?

É um plano de saúde coletivo em que as reservas financeiras não utilizadas permanecem a disposição do respectivo grupo de usuários. A operacionalização do plano é garantida pela ASSISTANCE, na condição de Operadora de Autogestão registrada na ANS sob número 35.036-2.

3) Quais as diferenças fundamentais entre um plano de saúde tradicional e um plano de autogestão?

Não havendo a intermediação dos serviços, inexistem as grandes margens de lucro, o que também reduz muito significativamente a carga tributária, ambas embutidas nos custos dos planos oferecidos pelas operadoras tradicionais. Também os programas de prevenção e promoção de saúde desenvolvidos pelo FASENG / ASSISTANCE reduzem a incidência de doenças e complicações, de maneira a reduzir o valor das mensalidades. Além disso, por meio de decisões do Conselho de Administração do FASENG e/ou das Assembléias Gerais, são os próprios usuários que decidem quais serão os valores das contribuições e as coberturas oferecidas.

4) O que significa “co-participação” de despesas?

É o valor pago pelo usuário ao FASENG, calculado proporcionalmente às despesas de nível ambulatorial (fora do internamento) do usuário junto à rede credenciada. Estes valores poderão variar de acordo com as regras previstas no regimento interno do FASENG.

5) Como é cobrada a “co-participação”?

Junto com as mensalidades subsequentes.

6) Como funciona a “co-participação” no caso de internamentos hospitalares?

Nesta hipótese, os valores a serem pagos pelo usuário serão pré-fixados, independentemente do valor total das despesas. Chama-se de “franquia”. Estes valores poderão sofrer variações,de acordo com o regimento Interno do FASENG.

7) Qual é a rede de atendimento oferecida pelo FASENG?

Os atendimentos são realizados por meio da Rede UNIMED em nível nacional. Poderão também ser realizados atendimenos por meio da rede credenciada própria mantida pela ASSISTANCE / FASENG.

8) O que são os Programas de Prevenção e Promoção de Saúde desenvolvidos pelo FASENG/ASSISTANCE?

São programas que objetivam o estímulo ao desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis pelos usuários, assim como a prevenção, diagóstico e/ou tratamento precoce das doenças mais freqüentes na população (tais como hipertensão arterial, diabetes, aterosclerose, câncer de próstata/mama, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, etc). A participação ativa dos usuários nestes programas pode levar à diminuição dos níveis de co-participação destes usuários, de acordo com as determinações do regimento interno da FASENG.

9) Existem carências para o plano?

Sim.
O FASENG utiliza como padrão as carências máximas
definidas em Lei:
• 180 dias para consultas, exames e internamentos gerais;
• 300 dias para atendimentos ligados a gestação e parto.
De acordo com critérios definidos pelo FASENG, a participação dos usuários nos Programas de Prevenção e Promoção de Saúde FASENG / ASSISTANCE poderá levar à redução dos prazos de carência.

10) Vindo de outro plano de saúde, poderei eliminar os prazos de carência já cumpridos?

À exceção das coberturas para gestação e parto, para as quais nunca haverá eliminação de carência, o FASENG aceita eliminar as carências já cumpridas em outros planos, desde que, cumulativamente, o usuário tenha permanecido por mais de 2 (dois) anos no plano anterior, o plano seja regulamentado pela Lei 9656/98, tenha sua vigência até no máximo 30 (trinta) dias anteriores à data de adesão ao FASENG, e o usuário apresente declaração emitida pelo respectivo plano comprovando estarem as mensalidades em dia, além de especificar as coberturas e as abrangências oferecidas. Em nenhuma hipótese haverá eliminação de carências para as coberturas ou abrangências não oferecidas pelo plano anterior.