Você está em:

Perguntas Frequentes

1) Quem pode se associar ao “FASENG – Fundo de Assistência à Saúde da Engenharia”?

Nos termos do seu Estatuto, podem se associar ao FASENG como titulares todas as pessoas físicas com registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de qualquer das unidades da federação.  Podem também associar-se ao FASENG os sócios, diretores e colaboradores das Empresas que possuam registro no CREA. Podem, ainda, ser inscritos os respectivos dependentes.

2) O que significa um plano de saúde no modelo “autogestionário cooperativista”?

É um plano de saúde coletivo em que as reservas financeiras não utilizadas permanecem à disposição do respectivo grupo de beneficiários. A operacionalização do plano é garantida pela CS ASSISTANCE na condição de Cooperativa de Consumo (sem finalidade lucrativa) registrada na ANS como Operadora de Planos de Saúde sob número 35.036-2.

3) Quais as diferenças fundamentais entre um plano de saúde tradicional e um plano “autogestionário cooperativista”?

Não havendo intermediação de serviços, inexistem margens de lucro, o que também reduz significativamente a carga tributária. Estes custos são necessariamente embutidos nos preços dos planos oferecidos pelas operadoras de mercado tradicionais. Também os programas de prevenção e promoção de saúde desenvolvidos pela CS ASSISTANCE / FASENG tendem a evitar a incidência de doenças e complicações, desta forma reduzindo o valor das contribuições mensais, além de elevar os níveis de qualidade de vida da população atendida. Além disso, por meio de decisões do Conselho de Administração da FASENG e/ou das Assembleias Gerais, são os próprios beneficiários que, respeitadas as determinações legais, decidem quais serão os valores das contribuições e as coberturas oferecidas.

4) O que significa “coparticipação” de despesas?

Além do valor das contribuições mensais regulares, “coparticipação” é o valor pago pelo beneficiário à CS ASSISTANCE /FASENG, calculado proporcionalmente às despesas de nível ambulatorial (fora do internamento) do beneficiário junto à rede credenciada. Estes valores poderão variar entre 15% até 50%, de acordo com as regras previstas no regimento interno da CS ASSISTANCE /FASENG.

5) Como é cobrada a “coparticipação”?

Junto com as mensalidades subsequentes, mediante relatório detalhando os dados do atendimento e o valor pago ao profissional/serviço credenciado.

6) Como funciona a “coparticipação” no caso de internamentos hospitalares?

Nesta hipótese, os valores a serem pagos pelo beneficiário serão pré-fixados, independentemente do valor total das despesas. Chama-se de “franquia”. Estes valores poderão sofrer variações entre “zero” até R$ 250,00, de acordo com o regimento Interno da CS ASSISTANCE /FASENG.

7) Qual é a rede de atendimento oferecida pela CS ASSISTANCE / FASENG?

Os atendimentos médicos são realizados por meio da Rede UNIMED em nível nacional. Os atendimentos odontológicos, quando contratados pelo beneficiário, são realizados por meio da Rede DENTAL UNI em nível nacional. Poderão também ser realizados atendimentos por meio da rede credenciada própria mantida pela CS ASSISTANCE.

8) O que são os Programas de Prevenção e Promoção de Saúde desenvolvidos pelo CS ASSISTANCE / FASENG?

São programas que objetivam o estímulo à adoção de hábitos de vida saudáveis pelos beneficiários, assim como a oferta de rotinas comprovadamente eficazes de prevenção, diagnóstico e/ou tratamento precoce das doenças mais frequentes na população (tais como hipertensão arterial, diabetes, aterosclerose, câncer de próstata/mama, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, etc). A participação ativa dos beneficiários nestes programas pode levar à diminuição dos níveis de coparticipação destes beneficiários, de acordo com as determinações do regimento interno da CS ASSISTANCE / FASENG.

9) Existem carências para o plano?

Sim.
A CS ASSISTANCE /FASENG utiliza como padrão as carências máximas definidas em Lei:

  • 180 dias para consultas, exames e internamentos gerais;
  • 300 dias para atendimentos ligados a gestação e parto.

10) Vindo de outro plano de saúde, poderei eliminar os prazos de carência já cumpridos?

À exceção das coberturas para gestação e parto, para as quais nunca haverá eliminação de carência, a CS ASSISTANCE / FASENG poderá conceder reduções ou isenções de carências para beneficiários oriundos de outros planos de saúde regulamentados nos quais já tenha cumprido os respectivos prazos de carência desde que, cumulativamente: a) o beneficiário tenha permanecido por mais de 2 (dois) anos no plano anterior; b)o plano seja regulamentado pela Lei 9656/98; c) o plano de origem tenha sua vigência até no máximo 30 (trinta) dias antes da data de adesão à CS ASSISTANCE / FASENG; e d) o beneficiário apresente declaração emitida pelo respectivo plano comprovando estarem as mensalidades em dia, especificando as coberturas e as abrangências oferecidas. Não haverá redução/eliminação de carências para as coberturas ou abrangências não oferecidas pelo plano anterior.

11) O que significa “Cobertura Parcial Temporária – CPT”?

Conforme definido pela ANS, na hipótese de o beneficiário vir a ser sabidamente portador de doença ou lesão pré-existente,  “Cobertura Parcial Temporária – CPT” é o período de 24 meses a partir do início da vigência das coberturas durante o qual NÃO haverá cobertura para Procedimentos de Alta Complexidade e Internamentos quando utilizados especificamente no atendimento da(s) “doença(s)” ou “lesão(ões)” pré-existente(s) definidas durante o processo de adesão do beneficiário.